sexta-feira, 29 de abril de 2016

O Veado Florido celebra a Liberdade


Com a chegada da primavera, O Veado Florido, de António Torrado celebrou a Liberdade.

Nas Bibliotecas Escolares da EB Carvoeira, EB Dois Portos, EB Torres Vedras e EB Ventosa, a professora bibliotecária explorou a história do Veado Florido e alunos, professores e educadoras que participaram na Hora do Conto festejaram a Liberdade.


"O Veado Florido" é uma história sobre a liberdade, escrita numa época em que só pronunciar a palavra era perigoso. 
António Torrado publicou este conto, pela primeira vez, em 1971. 




"A história que vou contar passou-se há muito e muito tempo, numa terra que muitos arados revolveram, muitos pés pisaram, muitos rios sulcaram, muitas árvores cobriram, muitas secas secaram. Um senhor rico estava rodeado de uma coleção singular de animais nunca vistos. Trazidos pelos criados, habitavam gaiolas douradas, no jardim do palácio."

BIBLIOTECA ESCOLAR EB DOIS PORTOS

"Um dos exploradores  descobriu um veado de hastes floridas e logo o caçou, na mira de avultada recompensa. Não teve sorte."

 


BIBLIOTECA ESCOLAR EB TORRES VEDRAS

""Assim que se sentiu preso, o veado perdeu as flores. Mesmo na Primavera, as hastes continuaram secas como raízes arrancadas da areia."


BIBLIOTECA ESCOLAR EB VENTOSA

"Só quando o homem rico se fartou da sua coleção de animais fantásticos e enxotou o veado é que as hastes voltaram a se cobrir de folhas luzidias, quase transparentes e de flores muito brancos. "
O senhor muito rico nunca as viu e ainda bem!!



Visita o Cata Livros para recordar a história e continuar a explorar as atividades sugeridas.


Sem comentários:

Enviar um comentário