quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval de Torres Vedras, o Mais Português de Portugal



O Carnaval de Torres Vedras é um acontecimento enraizado na identidade cultural e social da nossa cidade. 

A primeira referência ao Carnaval de Torres Vedras data do tempo de D. Sebastião, num documento datado de 1574, no qual um morador da Vila de Torres Vedras apresentou uma queixa contra "uns moços folgando com um galo dia de Entrudo trazendo rodelas, espadas, paus como custumam o tal dia".

Em meados de 1862, realizou-se na Igreja de S. Pedro o jubileu de 40 horas, nos três dias de Carnaval. 

Novas referências ao Carnaval de Torres surgiram só a partir de 1885, com a edição do primeiro jornal local.

Durante muitos anos, o Carnaval limitou-se aos bailes e récitas nas coletividades e em casas particulares, quase sem animação de rua.

Entretanto, começaram a surgir, no início do século XX, alguns apontamentos de sátira política, uma característica que marcaria para sempre o Carnaval de Torres. Foi, no entanto, com o advento da República que o Carnaval de rua começou a adquirir maior animação.

Nos anos 20, o Carnaval de Torres conheceu o verdadeiro arranque, com a formação de uma comissão para organizar mais a sério os festejos de rua.

Os Reis do Carnaval, que surgiram por volta de 1925, e as "matrafonas", que apareceram talvez em 1926, marcaram em definitivo a história do Carnaval de Torres.


Em 1931, a Avenida 5 de outubro conheceu a primeira Batalha de Flores e os carros alegóricos, tendo participado nessa manifestação mais de 3000 pessoas. 

A Cinemateca Portuguesa homenageou-o com um filme restaurado a partir de uma cópia em nitrato a preto e a branco da sua coleção.

 O Carnaval de Torres Vedras
                                                        Clica aqui para visualizar o vídeo

Para continuares a descobrir e a conhecer a história do Carnaval Mais Português de Portugal visita o Site Oficial do Carnaval de Torres Vedras .


Diverte-te!!

Sem comentários:

Enviar um comentário