quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ENCONTRO COM O ESCRITOR
JOÃO MANUEL RIBEIRO
BIBLIOTECA MUNICIPAL
 
 
Os alunos do 1º ciclo das Escolas EB/JI Serra da Vila e EB Torres Vedras (2ºA e 2ºB) estiveram à conversa com o escritor João Manuel Ribeiro, na Biblioteca Municipal.
 
 
João Manuel Ribeiro é Doutorado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com dissertação sobre A Poesia na Escola – Resposta ao texto poético e organização do ensino.
Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela mesma Faculdade, com dissertação sobre A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Das Orientações Curriculares às decisões docentes.
Master em libros y literatura infantil y juvenil, pela Universitat Autònoma de Barcelona, com monografia sobre A Poesia para a infância e juventude de Vergílio Alberto Vieira: entre tradição e modernidade.
Mestre em Teologia, pela Universidade Católica do Porto, com dissertação sobre A evolução espiritual de Antero de Quental – Um itinerário da modernidade em Portugal. Licenciado em Teologia pela mesma Universidade.
Publicou mais de três de dezenas de títulos de Literatura Infanto-Juvenil, repartidos entre a narrativa e a poesia, sendo considerado como «um dos mais promissores autores de poesia para a infância». Tem acompanhando o processo de escrita com um trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º Ciclo e colégios. Dinamizou alguns projetos de escrita colaborativa com alunos, resultando desse processo alguns livros, concretamente Raras Aves Raras (2010), Quem do Alto Olhar (2011), Viagem às Viagens (2011). A sua obra conta com várias dezenas de títulos editados e que foram alvo de múltiplas recensões e alguns estudos críticos.
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário